Ações de Combate à Dengue são Intensificadas com Aplicação de Fumacê para Eliminar Criadouros e Mosquitos

08 MAR 2021

A Prefeitura de Juquiá informa que em virtude da confirmação de quatro casos positivos de Dengue, alguns imóveis do Bairro Vila Nova, receberão inseticida (fumacê) nesta segunda-feira (08), a partir das 09h30 horas. Os moradores dessas localidades já foram orientados sobre nebulização pela equipe da Vigilância Sanitária e pelos Agentes Comunitários de Saúde de sua micro área de abrangência, Posto de Saude da Vila Nova. Os imóveis também já foram vistoriados para evitar eventuais situações como acúmulo de água e focos com larvas, cumprindo, assim, a primeira parte do protocolo de aplicação de inseticida.

A equipe da vigilância sanitária explica que em caso de mau tempo, a ação será transferida para outra data, pois o inseticida perde sua ação em contato com a água. - “A nebulizacao com inseticida é a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, para combater o mosquito na fase adulta, em que ele está transmitindo a doença e conter a circulação do vírus”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária Vanderléia Silva.

Nesta nebulização, a Prefeitura de Juquiá utilizará pela primeira vez, o inseticida Cielo encaminhado pelo Ministério da Saúde, através da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN) em substituição ao Malathion. O Ministério da Saúde avalia a eficácia dos inseticidas constantemente e os substitui sempre que necessário. Este inseticida Cielo, tem como princípios ativos a imidacloprida e a praletrina.

Na última sexta-feira (05), os funcionários da Vigilância Sanitária foram capacitados pela Superintendência de Controle de Endemias do Governo do Estado de São Paulo (Sucen), para utilizar a substância (Inseticida Cielo). Diferentemente do inseticida anterior, o Cielo deve ser aplicado diretamente dentros dos comôdos das residências para eliminar o mosquito contaminados da doença.

Todas as pessoas devem sair do local e só devem retornar meia hora depois de terminada a aplicação do inseticida. Roupas devem ser tiradas do varal previamente. Alimentos, bebedouros e comedouros de animais devem ser guardados. Animais de estimação também não devem ser expostos à pulverização. Portas e janelas devem permanecer abertas.

As pessoas que no momento da nebulização estiverem impossibilitadas de sair de sua residência receberão orientações dos técnicos para as medidas de cuidados durante a aplicação.

A Prefeitura Municípal pede aos munícipes que recebam a equipe devidamente identificada que irá realizar a nebulização para juntos evitarmos a dissiminação da doença em nosso município.