Juquiá agora é MIT! Município de Interesse Turístico

14 FEV 2019

Juquiá agora é MIT! Município de Interesse Turístico

No dia 05 de fevereiro, o município de Juquiá foi aprovado na Assembleia Legislativa como Município de Interesse Turístico. A cidade conta com diversos atrativos turísticos e alguns estabelecimentos que atraem turistas, dentre eles: hotel fazenda, pousadas, pesqueiros e pessoas que trabalham divulgando Juquiá e recebendo turistas, além de outras propriedades se adequando para isso. Juquiá possui diversas áreas do turismo que já são exploradas como:

1. Turismo de Aventura, com rios e cachoeiras propícios a práticas de vários esportes como canoagem, rafting, entre outros;
  2. Turismo Religioso, contando com a centenária Igreja Presbiteriana do Morrinho construída em 1898, pelo pastor Willes Roberto Banks, no Bairro Morrinho, e também o Convento Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Morro Seco, onde freis e freiras, vivem em clausura que além da parte religiosa, cultivam e produzem Velas, Doces, Pães, e ainda organizam deliciosos almoços e jantares;
  3. Turismo de Pesca: Com muitos pesqueiros e também muitos peixes em seus rios, Juquiá já é uma atração para os amantes da prática de pesca, seja ela para quem gosta de pescar e degustar seu pescado, como para os praticantes da pesca esportiva.
  4. Turismo Histórico: Com muita história para mostrar, desde a história da Linha Férrea Santos-Juquiá, passando pela Usina Engenheiro Loyola (conhecida hoje como Usina Raduan) e sua arquitetura do gênio Oscar Niemeyer, além da história do início da eletrificação na região na década de 50, entre outras coisas.
  5. Turismo Rural e Agroturismo: O município conta com algumas propriedades preparadas para receber turistas, oferecendo entretenimento, refeição e acompanhamento a visitação das propriedades aos turistas.
  6. Turismo de Massa: Inúmeras cachoeiras que estão sendo trabalhadas para visitação e atraindo os turistas que gostam do chamado turismo de sol.
  7. Turismo Ecológico e Ecoturismo: Diversos locais que podem oferecer este tipo de turismo que abrange entre outras atividades, as seguintes: Cavalgada, Tirolesa, Passeio a pé, bóia-cross, cicloturismo, entre outros.
  8. Juquiá está inserida no Mapa Turístico do Estado de São Paulo, de acordo com o Ministério do Turismo agora integra o grupo dos MIT’s (Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo). Isto graças a um trabalho árduo e conjunto entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e o Comtur que trabalharam muito por essa conquista.
"Estou muito feliz, pois isso é resultado de um projeto de anos, desde quando assumimos a gestão temos trabalhado arduamente, fizemos o plano diretor de turismo, enviamos para Assembleia Legislativa, através do deputado estadual Jorge Caruso, com o apoio do amigo e deputado André do Prado, que nos ajudou para que o projeto fosse votado, Juquiá foi aprovada, além do aspecto financeiro, pois após a aprovação o município passa a receber recursos para investir no Turismo, é um marco para nossa cidade. Agradeço a todos que contribuíram para este feito, Deus abençoe", finalizou o prefeito Renato Soares.