Cia BuZum Apresenta o Espetáculo "O Grande Perigo"

10 Jun 2022

BuZum! apresenta o espetáculo “O Grande Perigo” em comemoração ao mês do meio ambiente no Vale do Ribeira.

A cia. BuZum! já está na estrada onde irá percorrer o país de norte a sul, de leste a oeste, para levar a cultura que compõe um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo, o teatro de bonecos.

A realização do espetáculo nas cidades de Miracatu, Juquiá, Registro e Tapiraí integram a programação do Mês do Meio Ambiente, uma iniciativa do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, por meio da área de Educação Ambiental da Reserva, que tem como objetivo promover atividades de lazer e culturais que abordem temáticas relacionadas à conservação da Mata Atlântica.

Através da parceira com a Secretaria de Educação, da Prefeitura de Juquiá, as apresentações da cia. BuZum! serão direcionadas também aos alunos das escolas municipais.

De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, a programação do Mês do Meio Ambiente está reunindo projetos que já aconteciam na região e trazendo outros novos, como o Buzum!. “Esse é um ano especial, em que podemos realizar atividades presenciais. Por isso, pensamos em uma programação especial, ampliada e diversificada. As temáticas abordadas pelos espetáculos da companhia estão muito em linha com o trabalho de conservação da floresta que realizamos, com temas que sensibilizam, mas também divertem. Estamos felizes com essa nova parceria”, diz.

A cia. BuZum! apresentará o espetáculo “O Grande Perigo”, em Juquiá nos dias 15 e 20 de junho, na versão adaptada do ônibus para o palco. Em seguida o BuZum! seguirá para outras cidades do Brasil.

Com a agenda lotada para 2022, ao todo, sete estados do país receberão a cia. ao longo do ano, com apresentações de seus incríveis espetáculos, já reconhecidos e aplaudidos pelo público, como o “Caipira” e “Curumim”, mais a estreia de um espetáculo inédito no segundo semestre.

Reinvenção

O palco é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão do espetáculo ou em escolas ou em praças públicas, com distanciamento seguro, de forma protegida. Diversão garantida para público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. O que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.

Espetáculo “O Grande Perigo”

O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvar sua mãe e as duas nadam para longe daquele grande perigo.

BuZum! 11 anos

Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completará 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

FICHA TÉCNICA “O Grande Perigo”

• Concepção e texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Adriana Telg
  • Direção: Adriana Telg
  • Elenco: Carolina Portella, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
  • Trilha sonora: César Maluf
  • Criação de cenário: Beto Andreetta
  • Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) e Dino Soto
  • Direção de produção: Mari Gutierrez
  • Coordenação de produção: Aldo Andreetta
  • Produção executiva: Paloma Alves
  • Assistente de produção: Fernanda Rocha
  • Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e Renato Queiroz
  • Técnicos de som: Régis da Silva, Cristiano Valério e Henrique Ramos
  • Técnicos de Luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva e Raul Lacerda.
  • Motorista: Regis Silva e Luiz Carlos
  • Design gráfico: Sato do Brasil
  • Direção administrativa: Jackson Íris
  • Assistente financeiro: Vania Rodrigues
  • Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
  • Realização: BuZum!

BuZum! no Vale do Ribeira com o espetáculo “O Grande Perigo” no mês do meio ambiente

• Data: 15 junho (quarta-feira)
  • Local: EMEIEF João Veiga Martins
  • Endereço: João Carlos Janeta, 61. Bairro Estação, Juquiá-SP.
  • MANHÃ: 9h30 10h 10h30 11h - 4 sessões
  • TARDE: 13h30 14h 14h30 - 3 sessões
  • Data: 20 junho (segunda-feira)
  • Local: E.M.E.I.E.F. Prof.ª Veneranda Augusta Bertanha Soares.
  • Endereço: Rodovia SP 79, Km 188, nº 78. Bairro Colonização, Juquiá-SP
  • MANHÃ: 8h 9h30 10h 10h30 - 4 sessões