Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda no Bosque Municipal

“Após a revitalização com o investimento de 300 mil reais, o Parque Ecológico Municipal será inaugurado em setembro e com os registros fotográficos, pesquisadores de diversas regiões já anseiam sua visitação”.

A prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura e Secretaria de Esporte e Turismo Lazer, vem desde o início da gestão, realizando ações e projetos no Parque Ecológico Municipal, “O Bosque” que com seus mais de 21 hectares, vem sendo revitalizado.

Depois de décadas em abandono, mais uma área pública entra na lista de locais readequados pela administração municipal. O projeto de revitalização tem o investimento de mais de 300 mil reais em infraestrutura.

Segundo a Prefeitura Municipal o Parque Ecológico contará com o Núcleo de Educação Ambiental, com estrutura planejada, sala multimídia e museu. Além das ações que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo como: catalogação de espécies vegetais e laudos de fauna, os envolvidos instalaram as chamadas “Armadilhas Fotográficas”, que em uma semana de observação, já registrou alguns animais como Paca, Sarues, e uma linda Onça Parda (Puma concolor), sendo esta, motivo de grande felicidade e entusiasmo para os pesquisadores.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães, esses animais são nativos de mata atlântica e são considerados inofensivos para o homem, os mesmos, percorrem grandes distâncias tendo como território áreas de floresta ombrófila densa, característica nata do Parque Ecológico de Juquiá. – “A proposta de tornar o Bosque um local para pesquisa científica, ganha força com a aparição desta onça, haja visto que este é dito “topo de cadeia” e sua aparição é a mais valiosa prova do grau de conservação das matas de nosso Bosque, que além da rica fauna, tem sua flora exuberante, com árvores gigantescas e centenárias, confirmando toda importância e energia que estamos aplicando em prol de todo projeto de revitalização. Esta é a terceira aparição de onça em nosso município e a Prefeitura Municipal de Juquiá se fez presente em todos estes episódios, pois entendemos que esse é o princípio do desenvolvimento sustentável”, declarou Rafael Guimarães.

Para o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer de Juquiá, Rogério Bispo, o Parque Ecológico é um potencial atrativo turístico, - “o Parque Ecológico de Juquiá será capaz de proporcionar uma experiência incrível com o meio ambiente para os turistas mesmo dentro da cidade, demonstrando o alto nível de preservação da mata atlântica mesmo no perímetro urbano, comentou o secretário.

“O Bosque como é mais conhecido por nossos munícipes, faz parte da história de Juquiá, a revitalização do espaço ecológico, possibilita o estudo da fauna e flora, e evidencia a conscientização sobre as necessidades de preservação. Ao passo, que os registros fotográficos atestam que ainda temos espécies ameaçadas de extinção em nossa mata atlântica. Acreditamos que o Turismo Ecológico é uma importante conquista que cria novas oportunidades e perspectivas para geração de emprego, renda e aquecimento econômico”, concluiu o prefeito Renato Soares.

22 AGO 18