Programa “Criança Feliz” de Juquiá, recebe visita do consultor do ministério de desenvolvimento social

Nesta terça-feira (06/11), o município de Juquiá recebeu a visita do Consultor do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Rodrigo Lachi, para avaliar as ações executadas pelo município através do Programa Criança Feliz / Primeira Infância no SUAS.

A avaliação foi realizada no CRAS, onde é executado o Programa Criança Feliz no Município e contou com a presença e participação do Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, João Alves de Arruda Junior, da Coordenadora do Programa, Barbara Alves de Morais, da Supervisora do Programa, Sidnéia Rocha Ramos e das visitadoras do Programa.

O Programa Criança Feliz consiste em visitas domiciliares, essas ocorrem semanalmente por visitadores que orientam as famílias sobre como estimular e desenvolver integralmente as crianças por meio de atividades como conversas e brincadeiras. O programa atende crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A visita do Consultor do MDS tem como objetivo realizar uma avaliação de impacto do Programa Criança Feliz no município, desde sua adesão, implantação, execução e resultados.

Na parte da manhã foi realizada todas as perguntas pelo consultor a equipe do programa como também a orientação e algumas dúvidas da equipe, já na parte da tarde o consultor acompanhou uma visita domiciliar juntamente com uma visitadora e a supervisora do programa na residência de uma das famílias acompanhadas pelo Criança Feliz.

Segundo o Consultor Rodrigo Lachi, o município de Juquiá vem atingido todas as metas do programa e utilizando ferramentas importantíssimas para a excelente execução com as demais políticas públicas voltadas para a primeira infância, onde está gerando resultados satisfatórios do programa no desenvolvimento da criança e sua família.

Em breve o município vai receber o resultado da avaliação do programa que contribuirá para o embasamento científico das ações. Evidências científicas demonstram que programas voltados para o desenvolvimento infantil ainda na primeira infância têm importância decisiva na vida adulta daqueles que são atendidos. A partir dessa avaliação, será possível o aprimoramento das ações para que elas produzam ainda mais resultados positivos.

A Coordenadora do Programa no município, Barbara Alves, destacou que é possível trabalhar conjuntamente com o PAIF (Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família) e com o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), onde o programa tem uma boa adesão pelos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Para o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, a implantação do programa inicialmente estava meio que confuso de entender, mas depois de vários estudos e capacitações para a equipe que executa o programa, veio de encontro com muitas dificuldades encontradas em alguns serviços já existentes que já está gerando resultados positivos no desenvolvimento infantil. – “Quem quiser obter maiores informações pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS que é localizado na Rua Expedicionário Aparício, s/n, Bairro Floresta, ou ainda pelos Telefones: (13) 3844-4102 – (13) 3844-4156”, concluiu o secretário.

08 NOV 18