300 Famílias de Juquiá são Beneficiadas pelo Programa Cesta Verde

20 ABR 2021

300 Famílias de Juquiá são Beneficiadas pelo Programa Cesta Verde

No dia 15 de abril, a prefeitura municipal de Juquiá em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS e através da Sec. Municipal de Desenvolvimento Social e Sec. Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a primeira entrega do Projeto Cesta Verde – PAA.

As famílias beneficiadas retiraram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social as cestas com 10 kg de alimentos. A entrega seguiu os critérios sanitários preconizados como higienização individual constante, uso de máscaras e distanciamento social.

De acordo com o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, João Júnior, os Kits do Projeto “Cesta Verde - PAA”, são montados pela equipe da Secretaria e distribuídos para as entidades socioassistenciais do município, para que sejam encaminhados as famílias vulneráveis acompanhadas pelo CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz e APAE. - "Os Kits irão contribuir muito na alimentação das famílias, principalmente nesse momento de Pandemia, onde as famílias encontram-se mais fragilizadas e precisando de auxílio para sua segurança alimentar e nutricional", destacou o Secretário.

O Projeto Cesta Verde – PAA, promove a complementação para a alimentação saudável com a distribuição de produtos hortifrútis a famílias em situação de insegurança alimentar e risco nutricional. Este projeto garante ganhos nas duas pontas: os agricultores familiares que podem escoar a sua produção e ter retorno financeiro garantido e as famílias que mais precisam serem beneficiadas recebendo os alimentos.

No município de Juquiá, foram cadastrados 15 produtores, onde cada um receberá o valor de R$ 6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais), pela entrega de produtos hortifrútis para um total de 300 famílias em situação de vulnerabilidade. O Projeto distribuirá as cestas pelo período de 6 meses.

“O programa Cesta Verde, um programa de combate à fome, veio como um auxílio para minimizar os efeitos da pandemia. Muitas famílias em nosso município já não têm como garantir o sustento de seu grupo familiar devido ao desemprego que assola o país e através deste projeto garantimos renda aos agricultores familiares, que podem escoar sua produção e também que as famílias beneficiadas possam ter alimento na mesa”, concluiu o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Reitz.

Para o prefeito Gilberto Matsusue, além suprir as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, o programa é uma forma de valorizar o homem do campo, gerando maior renda, movimento econômico e estímulo às suas atividades rurais.