CREAS de Juquiá Realiza Ação Voltada para Pessoas em Situação de Rua

25 NOV 2020

CREAS de Juquiá Realiza Ação Voltada para Pessoas em Situação de Rua

No início do mês o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Juquiá, proporcionou um dia de cuidados básicos e de higiene para a população em situação de rua.

Foi oferecido um café da manhã, banho quente, toalhas, roupas limpas, kit higiene bucal e Kit higiene pessoal. Foi ofertado também corte de cabelo, corte de barba e higienização.

A equipe do CREAS, fez questão de participar ajudando no corte de unhas e encaminhando ao banho. Na ação realizada, contamos com um voluntário que cortou os cabelos e a barba dos usuários.

A equipe do CREAS, através de sua Coordenadora Silvia de Almeida Cruz, enfatiza que o órgão procura garantir a dignidade humana, respeito, acolhida e escuta humanizada a essas pessoas que não possuem uma moradia fixa e tiveram os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, João Arruda Júnior, onde o CREAS é vinculado, a ação é muito importante para a cidade, pois se observa que em Juquiá existem algumas pessoas em situação de rua como também alguns itinerantes que passam em nossa cidade transitando de cidade em cidade sem nenhum tipo de abordagem social ou encaminhamento. Segundo o Secretário, muitas delas possuem família e viveram grande parte da vida com suas famílias, mas agora, por algum motivo estão vivendo na rua. A ação faz parte do Protocolo de Atendimento à População de Rua ofertada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no contexto da Pandemia COVID19, onde estabelece ações práticas que buscam nortear o atendimento aos mais vulneráveis, explicou o Secretário.