07 JAN 2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá realiza reunião com a ACIAJU para discutir sobre a Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Residuos Sólidos.

Aconteceu na segunda-feira (06), na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuaria de Juquiá, a primeira reunião com os Diretores desta notória entidade, para elucidar quanto a Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Juquiá (PMGIRS), desta vez com a presença da diretoria da ACIAJU, que têm papel fundamental nos processos no âmbito da Gestão de Residuos SOlidos no municipio. O encontro foi organizado pela Prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, dirigita pelo então Secretário, Rafael Guimarães.

A motivação desse encontro, foi dada pelo grau de importância dessa entidade, no campo dos “Stakeholders”, ou seja , uma das mais importantes das parte interessadas (atores) de alta relevância nesse processo do PMGIRS.

“No entendimento que o PMGIRS deverá ser uma politica publica efetiva e perene, conversar com toda sociedade, começando pelos atores envolvidos nesse momento do processo se faz necessária para que tenhamos um Plano de acordo com as especificidades e realidade de nosso município, sendo fundamental a participação social, principalmente no que diz respeito as metas futuras para que a cidade possa ser referencia regional nesse assunto, e consequentemente cumprir com o que rege a Lei Federal 12.305/2010 (Institui a Politica Nacional de Gestão Integrada de Residuos Sólidos).

Outros encontros e reuniões aconteceram, e uma audiência publica marcará o fim desse primeiro processo. O grande desafio será implementar nosso PMGIRS, mas cremos que com o a participação popular esse feito esteja mais próximo de acontecer, afirma o Secretário. O plano organizará o futuro da gestão de resíduos, implantando o programa municipal de coleta seletiva, que já tem um edital em aberto para a construção de um Galpão para Triagem de Materiais Reciclaveis, bem como a melhoria desse serviço publico como um todo dependem de um planejamento verdadeiro, e com as visões necessárias para alcanças as metas.” A democracia sem duvida, assim como em todas nossas ações na gestão municipal, é pilar de sustentação de nossa administração”, comenta o Prefeito Renato Soares.