Prefeitura de Juquiá, intensifica atendimento à pessoa em situação de rua neste inverno

31 JUL 2019

Com a chegada do frio mais intenso, a Prefeitura de Juquiá disponibiliza abrigo para acolhimento das pessoas em situação de rua que vivem na cidade. A população de rua diminuiu nos últimos dois anos na cidade, passando de 07 para 04 no período de 2016 a julho de 2019 (dado mais recente). Segundo a Secretaria de assistência e desenvolvimento social, as abordagens foram intensificadas principalmente depois da implantação do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Na oportunidade o secretário da pasta ressaltou que com essa expansão, o mesmo serviço que os moradores recebem atualmente será garantido a todos que aceitarem participar do projeto, acolhendo todas as pessoas em situação de rua que vivem na cidade. – “O Atendimento ao Migrante é realizado por profissionais da Assistência Social acolhendo essas pessoas que chegam na cidade sem destino, tentando com isso, evitar que elas morem nas ruas", explica João Junior.

Segundo dados municipais, 95% da população de rua que passa em Juquiá é migrante. Para esse público, a cidade também oferece o Atendimento ao Migrante, onde é verificada a documentação e a cidade de origem de cada um, além do contato com familiares, município de origem e fornecimento de passagens para voltar para casa ou próximo destino que o migrante deseja. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também realiza um trabalho, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, para o fornecimento de roupas e cobertores para esse público que tanto sofre em época fria.

Preocupado com a população de rua, o Prefeito Renato Soares, solicitou atenção especial da equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para o atendimento integral, onde a sociedade civil, também pode colaborar de forma voluntária, realizando ações que desejarem como, doação de alimentos, sopas, roupas entre outros.

“A chegada do período mais frio do ano exige um olhar mais atento e sensível de todos nós, essas ações buscam diminuir o risco de hipotermia e dar melhores condições aos moradores de rua, além de oferecer estrutura necessária para que eles se abriguem do frio”, concluiu o prefeito Renato Soares.