Juquiá é representada na Suécia por Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

08 MAR 2019

Juquiá é representada na Suécia por Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Entre os dias 3 e 7 de junho, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá Rafael Guimarães, e demais representantes municipais de diversas organizações do Brasil, partiram para Suécia com o objetivo de aprimoramento técnico para elaboração e implementação de planos de gestão integrada de resíduos sólidos. A comitiva de profissionais foi organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - ABRELPE: Gabriela Otero e Fernanda Romero Milav: Sandra Lindblom e Eva Myrin e Agência de Proteção Ambiental da Suécia - SEPA: Elisabet Kock e Asa Bergérus Rensvik.

Cerca de 14 técnicos brasileiros cruzaram o atlântico para agenda de atividades contou com reuniões realizadas na sede da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (do inglês, SEPA) e também visitas técnicas, onde os principais objetivos foram: Trabalhar a definição das questões mais urgentes em cada município/consórcio; Trabalhar a definição das metas e ações relevantes para enfrentar essas questões; Aprender sobre sistemas de gestão integrada de resíduos sólidos, incluindo modelos de coleta e opções de tratamento; Debater a gestão eficiente de vidros e plásticos com vistas a modelos de logística reversa potencialmente replicáveis no Brasil.

Os técnicos deram início as atividades de visitas e reuniões da semana, que contou com a presença de Ulrik Westman, Chefe da Unidade de Cooperação Internacional da SEPA, que deu as boas-vindas ao grupo e apresentou uma visão geral da Agência, bem como um breve histórico da cooperação entre a Suécia e outros países, dentre eles o Brasil.

“A Suécia é referência global na Gestão de Resíduos Sólidos, reaproveitando mais de 99%. A geração de energia a partir dos resíduos é um dos carros chefes no que diz respeito a destinação final, e essa referência é de grande valia para a criação de políticas públicas. O treinamento junto a ABRELPE e Agencia Sueca de Proteção Ambiental, está sendo divisor de aguas para nosso município, onde os conceitos abordados estão tornando-se referências para a elaboração de nosso Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), que iniciamos a elaboração, e será criado de acordo com nossa realidade local, com vista a integrar-se com o contexto regional, e ainda terá interface com o Plano Diretor Municipal. Sinto-me honrado em poder representar meu município junto a esse seleto grupo de gestores públicos que participam do treinamento, que terá ainda outra etapa em setembro, em São Paulo-SP”, finalizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Guimarães.