Projeto de Atletismo de Juquiá é aprovado pela Confederação Brasileira de Atletismo

21 AGO 2018

O Projeto de Atletismo de Juquiá foi aprovado pela Confederação Brasileira de Atletismo e fará parte do Sistema Caixa de Treinamento de Atletismo (SNT) - Descoberta de Talentos. O programa foi desenvolvido para ampliar a captação de talentos para o atletismo nacional, oferecendo um maior raspado técnico aos projetos formadores, Juquiá tem trabalho com o atletismo há 20 anos, o treinador Julio César da Costa, o popular Julião, que foi bicampeão sul americano do salto triplo, é o responsável por esse projeto e já revelou alguns talentos para a modalidade, o principal deles foi o atleta Rogério Bispo, que fez carreira internacional na prova de salto em distância, tri campeão sul americano, recordista brasileiro sub 23 com 8m21 e cravou seu nome na história da prova na América do Sul. Hoje, Bispo é o Secretário de Esportes e trabalha na mesma vila olímpica que o projetou para o mundo.

O objetivo do projeto é criar um sistema de treinamentos de jovens atletas, possibilitando a descoberta de novos valores para o Atletismo; Iniciar a padronização de treinamento do Atletismo brasileiro; Permitir a troca de conhecimento entre treinadores de Atletismo e a manutenção da prática do Atletismo em todo o país.

De acordo com Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Rogério Bispo, o atletismo tem a capacidade de mudar e dar novas perspectivas, - “até hoje a modalidade me oportuniza experiências incríveis, hoje estou ainda mais feliz, pois estamos conseguindo ótimos avanços junto a Confederação para que os nossos alunos tenham as mesmas oportunidades que eu tive, mantendo vivo o legado de nosso mestre Julião. Nosso foco não é somente fortalecer o atletismo municipal e sim massificar a modalidade em toda região do Vale do Ribeira, que tem uma herança genética riquíssima e vem detectando muitos talentos que precisam ser assistidos por programas de desenvolvimento, estamos empenhados em transformar o Vale num celeiro de atletas”, concluiu Rogério Bispo.

Pode-se citar como exemplo o atleta Arnaldo Kowales Junior, de 16 anos, que participou do Camping Nacional de Treinamentos da Confederação Brasileira de Atletismo, na cidade de Bragança Paulista. O atleta do salto em altura pratica atletismo a menos de quatro meses e já vem demonstrando talento para a modalidade, Arnaldo tem a terceira melhor do Brasil para atletas de sua idade. A participação no camping foi primordial para o desenvolvimento do atleta, onde o mesmo, teve contato com os principais nomes do Brasil e treinadores renomados e usufruiu da excelente estrutura de treinamentos e acomodações da CBAt que foi sensível ao convocar nosso aluno promissor.

Arnaldo segue firme nos treinos visando as últimas competições do ano e já se prepara para 2019, sua expectativa é brigar por uma vaga na seleção brasileira no mundial de atletismo sub 18. – “Arnaldo é mais um diamante bruto revelado pelo mestre Julião, graças ao Circuito Vale do Ribeira de Atletismo, temos conseguido atrair a atenção de jovens de toda região por conta da oportunidade de competirem mais vezes ao longo do ano, os principais objetivos do circuito é fomentar o atletismo, mas é impossível não surgir talentos numa região com tamanha herança genética, foi um momento inesquecível para nosso jovem e temos a convicção de que foi algo determinante para que ele se empodere em busca de seus objetivos de vida, declarou Rogério Bispo.

“Hoje contamos em Juquiá com peças fundamentais do esporte nacional, temos um descobridor de grandes talentos, mais conhecido como professor Julião e um gestor do esporte que é mais que um secretário, é um campeão. Estamos muito felizes com todas as conquistas, que não só Juquiá, mas o Vale do Ribeira vem obtendo através das ações encabeçadas por nosso secretário. É com este espírito de união e o trabalho galgado dia após dia, é que seguimos juntos construindo um novo caminho”, finalizou o prefeito Renato Soares.