Notícias do Departamento Social

Prefeitura de Juquiá realiza a formatura da primeira turma do programa time do emprego

14/08/2017

Encontros semanais trataram de técnicas importantes na hora de concorrer a uma vaga de emprego


Nesta quinta-feira (10/08), aconteceu a formatura da primeira turma do Time do Emprego do Município de Juquiá. O programa é uma parceria entre Prefeitura de Juquiá através do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo.

Durante 12 encontros, um grupo de pessoas interessadas em aumentar as chances na hora de concorrer a uma vaga participaram de dinâmicas, aprenderam como organizar um currículo e portar-se em uma entrevista de emprego. Os encontros semanais eram liderados por facilitadoras treinadas pela SERT - Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.

Os participantes receberam todo material didático para a realização dos encontros.

Participou da entrega dos certificados aos participantes, o Prefeito Renato Soares, a Primeira Dama Laumar Jaze Janeta, o Diretor do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social João Alves de Arruda Junior, o Assessor de Relações do Trabalho e Emprego Ercias Muniz de Lima e o Diretor Regional da SERT Márcio Borges.

“Ao implantarmos o Programa Time do Emprego pela primeira vez no município em parceria com a SERT, foi com o objetivo de colaborar com aqueles que sonham com uma vaga de emprego, e durante a entrega dos certificados fiquei satisfeito em ver a mudança que o programa trouxe para a vida dos participantes que hoje estão muito mais preparados e motivados, onde nessa primeira turma já contamos com resultados satisfatórios e fico muito feliz em saber que um participante já conseguiu ingressar no mercado de trabalho e isso nos deixa muito satisfeito com o programa”, afirma o prefeito Renato Soares.

O Time do Emprego não oferece uma vaga de emprego, mas capacita os interessados em concorrer às oportunidades oferecidas. “Vamos organizar mais uma turma durante ano de 2017, ressalta o Diretor do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social João Alves de Arruda Junior.

Os interessados podem procurar o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, localizado no Paço Municipal ou maiores informações no telefone (13) 3844-6111 Ramal 201 e 240 ou pelo e-mail: social@juquia.sp.gov.br .

Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Juquiá realizam Conferência Municipal


O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Juquiá realizou na manhã desta quarta-feira (05/07) a XI Conferência Municipal de Assistência Social com a participação de diversos atores da Rede de Proteção e usuários do SUAS. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso.

Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”, a Conferência contou com a leitura e a aprovação do regimento interno, palestra, apreciação e aprovação das propostas elaboradas nas pré-conferências e na conferência e também eleição dos Delegados que representará o município na Conferencia Estadual.

O Diretor do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, João Alves de Arruda Junior, afirmou estar satisfeito com o diálogo fomentado entre os diversos setores da sociedade na ocasião. “Foi um dia muito intenso de trabalho, onde todos os participantes tiveram voz e a oportunidade de expressar suas ideias e opiniões, contribuindo assim para a criação de diretrizes que farão toda a diferença na gestão e efetivação nos serviços, programas e projetos onde nossa meta é desenvolver sempre e mais, potencializando os trabalhos através do SUAS”, disse João.

Participou também a Diretora Regional da DRADS, Ana Lourdes Fidélis de Oliveira, onde afirmou a importância de ter presente usuários do sistema da assistência social no evento. "Todos vocês são importantes nesse processo", comenta. Ana Lourdes também reforçou a importância dos conselhos. "Um evento como esse nos ajuda a avançar, pois trabalharemos com o que for discutido aqui" e enfatizou sobre os avanços que tem ocorrido no SUAS nos últimos anos.

Em discurso, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ivani Souza Muniz, citou a importância da Conferência para promover melhorias nas políticas de Assistência. “As Conferências são uma vitória democrática, pois a assistência social se faz com a presença dos usuários, por isso a participação da população é tão importante neste processo”.

Representando a Câmara de Vereadores, o Vereador José Maria deu boas vindas a todos os presentes.

Durante a Conferência o Prefeito Renato Soares esteve presente e disse estar muito satisfeito em ver as ações em acontecimentos e pela participação massiva dos usuários da Assistência Social nesse grande momento da realização das conferências municipais.

A Conferência Municipal da Assistência Social é o cumprimento da etapa que precede a realização da XI Conferência Estadual e da XI Conferência Nacional de Assistência Social, e envolve os segmentos: conselheiros municipais de assistência social, representantes do poder público, representantes de entidades e organizações de assistência social, trabalhadores e usuários da rede socioassistencial entre outras autoridades em parceria com Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Departamento de Desenvolvimento Social e Juventude abre inscrições para o Programa Time do Emprego
 

Abertas as Inscrições para o Programa “Time do Emprego”, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e será realizado pela Prefeitura Municipal de Juquiá, através do Departamento de Desenvolvimento Social e Juventude.

As inscrições iniciarão a partir do dia 22 de maio de 2017, com término previsto para dia 26 de maio de 2017. O horário de atendimento será no período da manhã das 09h00 às 11h00 e no período da tarde das 13h30m às 16h00.

O objetivo do Programa é orientar e preparar os trabalhadores desempregados ou jovens maiores de 16 anos, através de uma capacitação, para inserir no mercado de trabalho, ou em busca do primeiro emprego.

Durante os encontros os facilitadores irão proporcionar aos participantes novas técnicas, de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevista, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal entre outros.

Para realizar as inscrições é necessário comparecer no Departamento de Desenvolvimento Social com os documentos pessoais RG, CPF, Comprovante de Residência e ter acima de 16 anos.

Para Maiores Informações entrar em contato com o Departamento Social 3844-6111 – Ramais: 201/240

CRAS Promove Curso de chocolate e capacita 70 pessoas

Com a proximidade da comemoração da Páscoa, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou nos dias 27, 29 e 31 de março e 04 e 05 de abril, o Curso de Chocolate.

Segundo a Coordenadora do CRAS, Bárbara Alves de Morais, o objetivo do curso foi ensinar aos participantes a confeccionar ovos, bombons, trufas e pirulitos de chocolate, na forma artesanal, para através desse trabalho auxiliar na melhoria da renda familiar.

Cerca de 70 pessoas participam do curso. As atividades foram ministradas em três períodos, manhã, tarde e noite, por Carol Neves e Flávia Oyagi, instrutoras que possuem experiência e conhecimento na área. Durante o curso, as participantes aprenderam as diversas técnicas e métodos com o chocolate. As alunas ganharam também, uma apostila com receitas à base de chocolate.

Participaram da entrega dos certificados, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social João Alves de Arruda Junior, a Primeira Dama Laumar Janeta e o Prefeito Renato Soares.

“O intuito da realização de atividades de qualificação profissional realizada pelo CRAS é a inserção produtiva. A intenção é que elas se reúnam para produzir e vender, gerando mais uma fonte de renda”, destaca o Diretor do Departamento João.

Para a Primeira Dama Laumar “Esse é um momento de possibilitar às famílias a ampliação das relações interpessoais e o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. Hoje, muitas pessoas procuram os ovos de chocolate artesanal, porque é mais saboroso”.

“É com grande satisfação que estou entregando os certificados para a segunda turma que realizou o curso de capacitação para a fabricação de Ovos de Páscoa!!! Foram capacitadas 70 alunas que agora já poderão ajudar na renda familiar com a comercialização de produtos de chocolate fabricados em casa.

PARABÉNS A TODAS AS GUERREIRAS QUE CHEGARAM ATÉ O FINAL.

Destacou o Prefeito Renato Soares.